sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Encontro com uma pequena fã

 


Eram quase 9 horas da noite quando o celular tocou. Olhei o número que estava me ligando e atendi. Do outro lado da linha, um amigo meu me falou:

– Cara, tenho uma surpresa pra ti. É muito boa. Imagina aí.

Pensei por alguns segundos e não consegui identificar o que seria.

– Não faço a menor ideia – respondi.

– É uma coisa maravilhosa! Estou aqui no Oitizeiro, na casa de uns amigos. Na verdade, estou na casa da Isabela, que está com um livro teu nas mãos. Ela pegou na biblioteca da Escola. Disse que é tua fã.

– É mesmo? – respondi. – Que coisa maravilhosa!

– Ela disse que tem um sonho: receber um livro teu autografado.

Em seguida, ele me enviou uma foto da pequena fã com meu livro. Confesso que fiquei realmente feliz. Ver uma criança lendo meu livro, de fato, é algo fantástico. Que escritor não gostaria de ver uma cena dessa?

Marcamos um dia pra irmos à casa dela dias depois.

Ao chegarmos lá, meu amigo entrou na frente, falou com ela e entregou um outro livro meu (Nossa Taba). A menina recebeu, e quando viu que era um de meus livros, ficou maravilhada. Só não sabia que eu estava ali. Quando entrei, deu pra notar a imensa alegria naquela pequena leitora. Não sabia o que fazer. Ria e olhava para a mãe, como se dissesse: “Ele veio!”

Como foi bom ver toda aquela felicidade transbordando daquele rostinho feliz!

Entreguei a ela um livro de poemas autografado (Versejando), mais uma coletânea da qual faço parte e alguns folhetos de cordel. Precisava ver a cara que ela fazia ao receber cada livro. Não cabia em si de tão feliz.

Meu amigo me mostrou a lista colada na parede com os títulos dos livros que ela e o irmão leem por mês. Achei aquilo impressionante!

Conversamos sobre livros, poemas, tiramos umas fotos, e ela até declamou pra mim um poema meu que havia decorado. Foi demais!

Naquela tarde, aquela pequena fã ganhou diversos livros e cordéis para acrescentar à sua lista de leitura, mas quem ganhou o maior presente fui eu. E a tarde também!

Momentos que a literatura nos proporciona...


João Rodrigues




Um comentário:

  1. Que lindo, João você além de poeta virou artistas também, parabéns

    ResponderExcluir

JOgue seu comentário no Uru.