Da esquerda pra direita: Gustavo, Josiele, Guilherme, Natasha, Gerardo, Letícia, Ian, Ramile, Daniel e Jean.
No último sábado (04/03), durante a culminância do Projeto "Cassacos - a força de nossa história" - Projeto da Secretaria de Cultura de Varjota que homenageia os trabalhadores da construção do Açude Paulo Sarasate (Açude Araras) - alunos da Escola Deputado Manoel Rodrigues deram um show de interpretação durante a apresentação da esquete teatral "Cassacos: heróis anônimos".
A peça, de maneira bem sucinta, abordou os principais assuntos que aconteceram durante a construção do açude, em meados dos anos 1950 - fome, miséria, morte, migração, trabalho árduo, analfabetismo, coragem...
Mas em meio a uma e outra tragédia também havia momentos cômicos, como o caso de Toim (Ian), que desconhecia ser chamado de cassaco, nome pejorativo atribuído aos trabalhadores do açude; ou como o caso de Chico (Gerardo Matias) e sua desilusão amorosa, ao levar "um fora" de Antonieta (Letícia Loiola), por quem estava apaixonado, e ainda foi chamado de cassaco pela amada na frente do amigo. A peça também abordou o analfabetismo, representado pelo casal Zeca (Guilherme Almeida) e Mariquinha (Natasha Valentina) e pelo compadre Manel Gavião (Gustavo) e o autoritarismo do feitor (comandante de obra) e da funcionária do DNOCS, interpretados por Jean e Ramile, respectivamente.
A peça foi escrita pelo professor de inglês João Rodrigues e interpretada por: Gerardo (Chico), Ian (Toim), Letícia Loiola (Antonieta), Natasha (Mariquinha), Guilherme Almeida (Zeca), Gustavo (Manel Gavião), Josiele (Zefinha), Jean Henri (Feitor), Daniel (Locutor) e Ramiel (Funcionária do DNOCS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
JOgue seu comentário no Uru.